RÁDIO

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Estação chuvosa do semiárido paraibano em 2012 deve começar no mês de Março

As condições oceânicas até a data de hoje, dia 31 de janeiro, permanecem desfavoráveis para o início da estação chuvosa do setor norte do nordeste, mais especificamente do semiárido paraibano.
 

 
As condições oceânicas até a data de hoje, dia 31 de janeiro, permanecem desfavoráveis para o início da estação chuvosa do setor norte do nordeste, mais especificamente do semiárido paraibano. O cenário atual é de persistência do fenômeno La Niña, que seguramente deve perdurar até o fim de Maio. Os desvios de temperatura no Oceano Pacífico Central oscilam entre - 0,5º C e -2º C, configurando um episódio de La Niña variando entre as categorias fraca e moderada. Por outro lado, os oceanos, Atlântico sul e norte permanecem com temperaturas desfavoráveis.

Influência de La Niña no clima do Brasil


Os acumulados de precipitação pluviométrica nos últimos meses na região sul do Brasil estão bem abaixo da normalidade, e devem permanecer assim nos próximos meses. A estiagem atualmente afeta os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, atingindo cerca de 700 mil pessoas. Por outro lado, se La Niña tem contribuído para a falta de chuvas no sul, pouco tem influenciado até agora as chuvas no semiárido nordestino, no entanto, os efeitos do fenômeno estarão presentes de forma mais intensa no clima do semiárido a partir de Março, mês que marcará o início da estação chuvosa da região, a qual deve começar entre os dias 13 e 21 do referido mês.


Perspectivas de chuvas para o mês de Fevereiro


O cenário de chuvas de Fevereiro é melhor que o de Janeiro, e as chuvas no citado mês serão isoladas e mal distribuídas, devendo ser ocasionadas pela atuação de vórtices ciclônicos de ar superior, ou de áreas de instabilidades associadas ao deslocamento deficiente de umidade do mar, decorrente da proximidade do período chuvoso. Mesmo Fevereiro sendo considerado um mês que faz parte da estação chuvosa da região, em alguns anos, devido ao aquecimento tardio do Oceano Atlântico Sul, o período chuvoso propriamente dito começa só em Março, já que este é o mês do ano em que o citado oceano encontra-se mais quente, fato que está associado à alta evaporação e conseqüente maior deslocamento de umidade em direção ao semiárido do nordeste. Dessa forma, mesmo a estação chuvosa começando tarde, ou seja, em Março, 2012 será, reafirmando o que já disse, um ano de chuvas variando de normal a acima da média com grandes perspectivas de sangrias de açudes e barragens em todo o estado, apesar da irregularidade das chuvas que deve se fazer mais uma vez presente, devido a influência das chamadas “oscilações sazonais”, que sempre influenciam o clima da região, indicando dentro do mesmo período chuvoso, momentos, ora de excesso, ora de escassez de chuvas no semiárido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...