RÁDIO

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Governo publica decreto que garante recursos para desconto na conta de luz

http://www.meionorte.com/imagens/2013/01/24/NOT-desconto-total-da-conta-de-luz-so-vai-ser-sentido-no-final-de-fevereiro1359045222_460_322.jpg
O governo publicou nessa quarta-feira (29) à noite, em edição extraordinária do Diário Oficial da União, o Decreto 8.020, permitindo que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorize a Eletrobrás a repassar recursos às distribuidoras de energia para garantir os descontos na conta de luz dos brasileiros. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o decreto vai permitir um repasse total antecipado de R$ 2,8 bilhões.  A ação foi adotada pelo governo porque a Medida Provisória (MP) 605, que permite o uso de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético para compensar os descontos concedidos pelo governo no custo da energia elétrica, não será aprovada em tempo hábil pelo Senado. O governo vai incluir a proposta em outra MP mas, até que ela seja aprovada, o decreto garantirá que os recursos sejam antecipados para garantir os descontos, já que a MP 605 vence na próxima segunda-feira (3).   O conteúdo da Medida Provisória 605, aprovada terça-feira (28) pela Câmara dos Deputados, será colocado como emenda à MP 609, que trata da desoneração da cesta básica e pode ser votada até 5 de julho.   TN, com informações da Agência Brasil

FONTE:
TN, com informações da Agência Brasil

PF faz operação contra jogos ilegais em Bom Sucesso e outros municípios

http://www.sertaoinformado.com.br/mod_news/img/g_operaca_jogada_ilegal.jpg
A Polícia Federal realiza em 21 municípios da Paraíba a operação ‘Jogada Ilegal’, na manhã desta terça-feira (28). O objetivo é interditar 49 casas ilegais de jogo do bicho por prática de contravenção penal. Segundo a polícia, a ação acontece simultaneamente no Brejo, Agreste e Sertão do estado.
O número de estabelecimentos a serem interditados pode aumentar até o final da ação. A determinação da Justiça Federal é de que os demais estabelecimentos similares eventualmente identificados na exploração do “jogo do bicho” nos 21 municípios também deverão ser objeto de busca e apreensão, sendo também interditados.
Foram expedidos mandados de busca e apreensão para 49 estabelecimentos, localizados em municípios paraibanos: Santa Cruz, Tavares, Sousa, São João Rio do Peixe, Marizópolis, Cajazeiras, Santa Helena, Catolé do Rocha, São Bento,Riacho dos Cavalos, Queimadas, São José dos Cordeiros, Belém de Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Triunfo,Uiraúna, Lagoa, Mato Grosso, Jericó e Brejo dos Santos.
A operação contou com apoio policial de efetivo da PF do Rio Grande do Norte. Vários prédios foram interditados e os policiais federais que participam das diligências estão afixando lacres nos estabelecimentos, para garantir o encerramento das atividades ilegais. Estão sendo cumpridas ordens judiciais expedidas pelo Juízo da 8ª Vara Federal de Sousa, no Sertão paraibano, através de três ações civis públicas movidas contra a Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) e outros.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, além dos materiais utilizados na comercialização do “Jogo do Bicho”, todo o produto obtido com a prática ilícita em questão (numerário, cheques, duplicatas, notas promissórias e outros títulos executivos) deverá ser apreendido.
 
FONTE: G1-PB

Catolé do Rocha, Bom Sucesso e Riacho dos Cavalos encerram hoje vacinação contra a gripe



Acaba hoje a campanha da vacinação em 40 município da PB


A Paraíba atingiu o número de 574.229 pessoas imunizadas contra a Influenza, o que representa 85,59% da população pertencente aos grupos prioritários. Mesmo tendo conseguido ultrapassar a meta de 80% da população, até esta segunda-feira (27), 40 municípios do Estado ainda não tinham conseguido atingir a meta. Por este motivo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) segue com a vacinação até esta quarta-feira (29), nestes municípios, para que toda a população prioritária possa ser imunizada.
Os municípios que ainda não conseguiram atingir a meta foram São Bentinho (67,46%), São Domingos de Pombal (79,50%), São José da Lagoa Tapada (74,02%), Sousa (76,77%), Caldas Brandão (76,81%), Gurinhém (79,43%), Itatuba (62,56%), Passagem (76,98%), Quixabá (59,60%), Salgadinho (63,21%), Santa Luzia (77,64%), São José do Bonfim (70,80%), São José do Sabugí (72,52%), São Mamede (62,51%), Vista Serrana (78,10%), Bom Sucesso (78,29%), Catolé do Rocha (65,79%), Jericó (75,11%), Riacho dos Cavalos (61,34%), Cachoeira dos Índios (73,02%), Marizópolis (67,31%), Barra de São Miguel (75,45%), Fagundes (79,87%), Gado Bravo (79,48%), Livramento (56,97%), Santa Cecília (73,58%), Tenório (65,76%), Baraúna (79,98%), Frei Martinho (79,67%), Nova Palmeira (61,23%), Seridó (75,23%), Condado (79,36%), Desterro (74,25%), Cabedelo (73,97%), Cruz do Espírito Santo (74,09%), Itapororoca (67,13%), Lucena (60,94%), Pitimbu (65,13%), Riachão do Poço (68,48%) e Aroeiras (69,87%).
Segundo a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, alguns desses municípios já estão bem próximos de alcançar a meta. “Muitos dos municípios que ainda não atingiram a meta de 80% já se encontram bem próximos disso. Acredito que vários irão atingir e até ultrapassar a meta, mas para que isso aconteça é importante que a população que faz parte dos grupos prioritários vá até os postos de vacinação até a quarta-feira (29) para ser imunizada”, disse.
Fazem parte dos grupos prioritários idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres que tenham dado à luz recentemente (até 45 dias), trabalhadores da saúde que lidam diretamente com pacientes com influenza e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (necessária prescrição médica).
A abertura oficial da Campanha de Vacinação para a população em geral foi realizada no dia 20 de abril, tendo como tema: “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. A vacina tem imunidade curta, de nove a doze meses. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir dos 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado precisa repetir a dose. Feita com o vírus inativado, a vacina é segura. A única contraindicação é para pessoas que têm alergia à proteína do ovo.

Com Secom-PB

Foragidos do Presídio de Sousa são Presos em Alexandria (RN

A guarnição do GTO de Alexandria/RN prendeu na noite deste domingo (26), nas proximidades do Bar Casarão do Forró em Alexandria/RN, por volta das 19h00min o paraibano João Batista Gadelha Bezerra, conhecido por João de Deo, residente em zona rural do município de Santa Cruz/PB, é foragido da cidade de Sousa/PB, onde responde, por roubos, dois homicídios e um porte ilegal de arma de fogo, além de mandado de prisão. O mesmo foi autuado em flagrante delito por portar cinco munições cal. 45(uso restrito) e duas cal. 38, veja a conduta do cidadão, clicando AQUI.

Nas investigações, realizadas pela Polícia Civil, ainda com o apoio do GTO, foi descoberto que o mesmo teria negociado a referida arma, nesta cidade com a pessoa de Dário Vitoriano de Carvalho, a qual foi apreendida no interior da residência do mesmo, trata-se de uma pistola calibre .45, de marca Imbel, com um carregador contendo sete munições intactas. 

Contra João Batista Gadelha Bezerra, foi constatada existência de um mandado de prisão em aberto, expedido pela Comarca de Sousa/PB. Os quais permanecem presos no Centro de Detenção Provisória de Alexandria à disposição da Justiça.


*Nosso Paraná

Entenda o caso

Policiais militares do 8º Pel./6ª CIA/BOPE - situado na cidade de Sousa – PB, cumpriram mandado de prisão expedido pelo MM. Juiz de direito da 1ª Vara da Comarca de Sousa e prenderam, na manhã dessa segunda-feira, dia 02, pelas 06h00min, no Sítio Carrapateira, município da cidade de Santa Cruz – PB, o assaltante Fransueldo da Silva Alves, conhecido por todos como “Coremas”, de 26 anos de idade.

Ele é acusado de ter perpetrado vários roubos na região, inclusive, comprovadamente, o da Agência da Casa Lotérica, localizado no Coto Shopcenter, no ano passado.

Durante o cumprimento do Mandado, o “Coremas” reagiu, efetuando disparos contra os policiais, que revidaram, atingindo-o com um tiro na perna esquerda, suficiente para que o mesmo se entregasse, sendo socorrido pelos próprios policiais para o Hospital Regional de Sousa, onde foi atendido. 

Foi preso ainda João Batista Gadelha Bezerra, conhecido por “João de Deo”, de 28 anos de idade, o qual era foragido da Colônia Penal de Sousa, onde cumpria pena pelo crime de homicídio.

Foi apreendido o seguinte material:

01 pistola IMBEL, numeração raspada, cal.380, com carregador, 03 cartuchos intactos e 01 deflagrado; 
01 rifle puma, cal.44 mm, sem numeração, com 03 munições intactas;
 01 rifle, cal, 22 mm, nº G149998, Rossi, com 05 cartuchos intactos e 01 deflagrado; 
03 conjuntos de calça/camisa camuflados, tipo exército; 
01 chapéu camuflado, tipo exército; 
01 tecido camuflado, tipo exército; 
01 colete balístico, marca Taurus, com a etiqueta da numeração rasgada.

Fonte: Folha do Sertão

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Secretário diz que cidades do interior da PB são vulneráveis a ataques


O secretário de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, afirmou nesta quarta-feira (29) que a polícia já tem uma linha de investigação para prender os bandidos que participaram da ação à cidade de Princesa Isabel.
Durante a ação, cerca de dez pessoas foram feitas reféns pelo grupo, segundo a polícia. O secretário disse ainda que a fragilidade na segurança não é um problema apenas de Princesa Isabel, mas de toda cidade do interior.
Cláudio Lima disse que recebeu informações da polícia de Pernambuco de que assaltantes de bancos usaram ação semelhante na cidade de Afrânio, em Pernambuco, há cerca de 15 dias.
“A cidade foi praticamente metralhada e a polícia pernambucana acha que os casos possam ter alguma ligação. De qualquer forma, a polícia já tem informação e a localização aproximada do lugar onde os criminosos da ação em Princesa Isabelestejam escondidos”, afirmou.
O secretário afirmou ainda que as cidades do interior têm poucos policiais e que não é um caso específico de Princesa Isabel. “Não é o caso de Princesa [Isabel] ser vulnerável. O que acontece é que as cidades do interior, qualquer cidade do Nordeste, têm poucos policiais, geralmente três, quatro, oito, dependendo do aporte de cada cidade”.
Para o secretário, não há como ampliar efetivo. “Nós não temos como colocar um batalhão em cada cidade do interior. Isso nem os estados do sul e do sudeste do país conseguem ter um número suficiente de policiais para enfrentar uma quadrilha de dez, 15 homens armados de fuzis. Isso é uma quadrilha com potencial de guerra, pode-se dizer, e para isso precisamos ter treinamento e tropa especializada. Então não é que Princesa [Isabel] seja vulnerável. Qualquer cidade com um número pequeno [de policiais] pode sofrer uma ação dessas”, finalizou.

Apoio de Pernambuco

O secretário Cláudio Lima afirmou ainda que, além da polícia paraibana, policiais pernambucanos auxiliam nas buscas. “Além disso, também contamos desde a madrugada desta quarta-feira com o Grupo Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco, que disponibilizou um helicóptero para atuar nas buscas”, completou. O secretário disse que acredita “ter uma resposta para o caso” ainda esta semana. Cláudio Lima também falou das ações que a Segurança Pública da Paraíba tem tomado para enfrentar a violência contra as agências bancárias do estado.
“Nós estamos buscando parceria com a Polícia Federal, com outros órgãos de segurança, e a polícia tem a seguinte estratégia: nós estamos encarando isso com preocupação, é claro, isso não se nega, mas tenha certeza de que o estado tem trabalhado muito. Em 2012, foram mais de 80 criminosos presos. Lamentamos que alguns deles foram soltos e nós sabemos que eles estão atuando. A polícia vai, como dizemos na linguagem popular, correr atrás desse prejuízo”, declarou.

FONTE: G1-PB

Polícias da PB e PE cercam bando que aterrorizou Princesa; um suspeito foi morto e 2 presos


Numa operação conjunta com as polícias da Paraíba e Pernambuco, que utilizam mais de 60 homens,  os suspeitos de integrarem o bando que atacou a cidade Princesa Isabel (a 480 quilômetros de João Pessoa) foram cercados na comunidade rural Lagoa do Cruz, entre as cidades de Tavares e Princesa Isabel. Informações de policiais que participam da operação, um suspeito teria sido morto e dois presos.
A notícia do confronto entre policiais e bandidos, divulgada em emissoras de rádio locais, aumentou a tensão da cidade de Princesa Isabel. O comércio fechou as portas. Em cidades vizinhas, as escolas públicas também dispensaram os alunos e suspenderam as aulas. Homens de três batalhões de Polícia da Paraíba foram deslocados para área. Um bando com cerca de 20 homens invadiu  a cidade de Princesa Isabel, assaltou agências bancárias, disparou contra o prédio onde funciona o Ministério Público e trocou tiro com policiais. Foram mais de 40 minutos de um tiroteio intenso, segundo o relato de moradores e de repórteres que atuam na região.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Cláudio Lima, revelou ter informações de que a Polícia de Pernambuco investiga o modus operandi do grupo criminoso, que seria muito parecido com uma ação que ocorreu no município pernambucano de Afrânio, há alguns dias atrás.
Por medida de segurança, a Polícia não permite que a imprensa chegue próximo dos locais onde estariam havendo o confronto com bandidos. São áreas rochosas e de difícil acesso pela mata. Segundo informações da rádio Pajeú, de Pernambuco, três suspeitos já estariam presos. O corpo do morto na troca de tiros foi levado para o Hospital Emília Câmara, no município pernambucano de Afogados da Ingazeira. A operação policial também ocorre nas comunidades Santa Rosa e Caiçara, localizadas nos municípios de Carnaíba e Flores, respectivamente. As cidades ficam na região do Vale do Pajeú, no Sertão pernambucano. Os municípios seriam a rota de fuga natural dos bandidos. A ação, além da Polícia da Paraíba, conta com todo o efetivo do 23° e 14° Batalhões de Polícia Militar de Pernambuco, localizados em Afogados da Ingazeira e em Serra Talhada, respectivamente, além do Grupo de Forças Especiais da PMPE, Polícia Civil pernambucana, com o reforço de membros da Polícia Militar da Paraíba (PMPB). O helicóptero da PMPE está sendo usado na ação. Ainda de acordo com informações de fontes da Rádio Pajéu AM, o bando estaria cercado e pessoas estariam feitas reféns. A ação praticamente parou os municípios da região. Ruas, escolas e comércio foram fechados. As pessoas estão recolhidas dentro de casa com medo As informações da prisão de dois suspeitos também foram confirmadas pelo repórter pernambucano Dionês, da rádio Transertaneja, de Afogados da Ingazeira. Os outros 12 bandidos estariam se dispersando para as cidades pernambucanas de Quixaba (com apenas 7 mil habitantes e localizada a 17 quilômetros de Princesa Isabel) e Triunfo (19 quilômetros da ação criminosa), ambas em Pernambuco.
Dois helicópteros da Polícia Militar de Pernambuco estão sobrevoando a área. Todas as estradas que fazem divisa entre Pernambuco e Paraíba, na região de estão cercadas e bloqueadas pela polícia.
A repórter Sabrina Barbosa, andou pelas ruas de Princesa Isabel, na manhã desta quarta (29), e constatou que os moradores estão assustados com o clima de insegurança e os comerciantes não querem abrir as portas com medo de furtos ou bala perdida.“Estamos muito assustados. Um clima de insegurança ainda paira na cidade. Tenho medo de abrir minha loja e ocorrerem furtos. Falta policiamento”, relatou um comerciante.
Não há prazo para os bancos reabrirem, já que os gerentes informaram que os bandidos destruíram quase todas as agências assaltadas. O valor roubado pela quadrilha também não foi divulgado. “Não sofremos nenhuma agressão física, os bandidos foram gentis na medida do possível. Não temos prazo para reabrir as agências”, disse um gerente.
Sabrina Barbosa, disse também que policiais civis estão nas ruas realizando a perícia em Princesa Isabel.
O Sindicato dos Bancários na Paraíba revelou que já ocorreram 65 assaltos a agências bancárias no Estado, sendo que, foram 21 explosões, 11 assaltos, 19 arrombamentos, 11 tentativas de assaltos, arrombamentos ou explosões e 03 saidinhas de banco.

FONTE: Portal Correio

Peixe com focinho e orelhas de porco assusta povoado rural de Antonio Martins-RN; população diz que é coisa do “capeta”

Um peixe com características estranhas que foi pescado na cidade de Antonio Martins - RN, deixou a população daquela cidade perplexa. O animal com mutação genética, tem corpo de peixe, focinho e orelhas de porco. O povoado ficou admirado, achando que é coisa do “cão”.
Ele foi capturado hoje (28) no açude Tamanduá, zona rural de Antonio Martins.
O pescador Francisco Reinaldo da Silva Fonseca, responsável pela captura do bicho acha que a mutação deve-se aos agrotóxicos ou a “lavagem” (restos de comida) de porcos que são jogados diariamente pela comunidade dentro do açude.
O peixe foi enviado para exame histopatológico em Mossoró. A população aguarda o que os investigadores vão dizer sobre o caso.

FONTE; IN1 por EDVAN VERAS

terça-feira, 28 de maio de 2013

TRE julga improcedente ação que pedia cassação do prefeito de Catolé do Rocha


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) julgou improcedente durante sessão nesta segunda-feira, 27 de maio, recurso ajuizado junto a corte estadual que pedia a cassação de diploma e perda de mandato do prefeito de Catolé do Rocha, Leomar Benício Maia (PTB) e do vice Lauro Adolfo Maia Serafim (Democratas).
O prefeito teve como advogado de defesa, o especialista em direito eleitoral, Edward Johnson. O pleno do tribunal decidiu de forma unânime em favor do gestor do município.
O recurso foi interposto pela coligação perdedora no pleito municipal de 2012, comandada o ex-candidato a prefeito Paulo César Araújo (PR) e o vice, Fábio Mariz Maia (PMDB).

FONTE: IN1
Por Edivan Veras

A ausência do Prefeito de Bom Sucesso PB no ORÇAMENTO DEMOCRÁTICO foi Notória


Infelizmente nos assentos destinados a os Prefeitos da Região polarizada por Catolé do Rocha ou a os seus representantes; os presentes ao evento da plenária do Orçamento Democrático Estadual com a presença do Governador Ricardo Coutinho e o seu secretariado, todos puderam observar a ausência do Prefeito (e o seu vice) ou então o seu representante legal, do município de Bom Sucesso PB. Sabemos que Bom Sucesso hoje atravessa um dos momentos mais difíceis de sua história, pois a falta de água encanada tem sido um dos grandes desafios para a população, principalmente a população mais carente que sofre com a falta do precioso liquido nas torneiras, e esta foi uma oportunidade perdida por parte do poder publico local, para solicitar de forma contundente ao governo providências; pois este sofrimento vem se arrastando desde de o mês de Janeiro de 2013. A população de Bom Sucesso teve a sua participação modesta com apenas 32 pessoas, e foi entregue a o governador um abaixo assinado com centenas de assinaturas solicitando providências no abastecimento de água; Falou representando Bom Sucesso o vereador de oposição Lacy Abrantes falando a respeito da falta de água; esteve presente também o Vereador de oposição Novo Teixeira, lembrando que estiveram presentes apenas estes dois políticos que foram de Bom Sucesso PB. Foi observado também que o Governador falou em Bom Sucesso e em um dos momentos ele relatou que estar a iniciar 40 casas populares que foram deixadas na gestão do ex-prefeito Gilson Cavalcante, totalizando assim 70 casas populares  no município  e falou também em ampliação do açude do carneiro que vai beneficiar  Bom Sucesso PB. As reportagens divulgadas pelo Secom a imprensa oficial do governo estadual infelizmente não relatou em nenhum momento o nome do município de Bom Sucesso; será que foi por causa da ausência do Prefeito?.
A NOTICIA BOM SUCESSO PB.
___________________________________________________________________________________

Saúde, água e educação são as prioridades apontadas na plenária em Catolé do Rocha


Saúde, abastecimento d’água e educação. Estas foram as prioridades de ações apontadas pelos 895 participantes da plenária do Orçamento Democrático Estadual, realizada na cidade de Catolé do Rocha, na noite deste sábado (25). A demanda por ações na área da saúde obteve 246 votos, enquanto abastecimento d’água foi a segunda opção mais prioritária com 191 indicações e educação teve a terceira maior indicação com 144 votos.
A plenária de Catolé do Rocha foi assistida pela internet por 4.311 internautas e foi a 15ª deste ano. A última será realizada na cidade de Itaporanga no próximo sábado, 1º de junho. A plenária de Catolé do Rocha foi a de número 47, somando todas as realizadas desde o ano de 2011.
Cultura -  O secretário da Cultura, Chico César, destacou as intervenções de pessoas que trouxeram o tema para a plenária e informou que um novo pólo do Projeto de Inclusão Através  da Música e das Artes (Prima), será implantado em Catolé do Rocha, no Centro Social Urbano, em parceria com a Prefeitura local. Os instrumentos musicais foram entregues na manhã deste sábado. “Esta é uma ação que beneficia não apenas os jovens de Catolé do Rocha, mas de toda a região. Nós começamos esse programa lá em Cabedelo e conseguimos chegar aqui em Catolé”.
Sobre o Fundo de Incentivo à Cultura (FIC), o secretário disse aos seus conterrâneos que R$ 3 milhões estão sendo aplicados em projetos culturais de autores que se inscreveram e tiveram seus trabalhos selecionados. “Dividimos esses R$ 3 milhões em dez áreas e assim nós conseguimos aprovar, por exemplo, 15 projetos de festivais de violeiros nas regiões de Sousa e Cajazeiras”.
Democracia – “As plenárias do Orçamento Democrático são momentos ímpares onde o governador e o governo vem ouvir os anseios da população e também vem prestar contas daquilo que pôde ser feito e do que não deu para fazer. Então está havendo um diálogo do governo com a sociedade e isto nós chamamos de democracia participativa, que é a melhor forma de democracia para nossa sociedade”, avaliou José Alcione, conselheiro do ODE e representante da cidade de Brejo do Cruz.
Para Hercules Carlos, de São José do Brejo do Cruz, a iniciativa do Orçamento Democrático é uma experiência inédita na Paraíba. “A gente está podendo participar da escolha de prioridades, colocando a nossa realidade, a prioridade de cada município e região”, comentou.

FONTE: Secom - PB com A NOTICIA BOM SUCESSO PB

MUNICÍPIO DE BOM SUCESSO PB RECEBE RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL PARA A EDUCAÇÃO


A Prefeitura Municipal de Bom Sucesso - PB, recebeu neste mês de maio de 2013, recursos do Governo federal através do programa de Ação Articulada, no dia 03/05, no valor de R$ 30.648,10 (Trinta mil,  seiscentos quarenta e oito reais e dez centavos) ordem bancária 683.315, conta corrente 22.581-9; para aquisição de equipamentos e afins. Recebeu também R$ 35.731,80 (Trinta e cinco mil, setecentos e trinta e um reais e oitenta centavos), ordem bancária 683.314, conta corrente 22.581-9, para a aquisição imobiliária destinada a Creche. E os recursos destinadas a merenda escolar a prefeitura municipal recebeu até o momento o valor de R$ 11.652,00; e para reestruturação da educação o valor foi de R$ 17.403,56; e o valor de R$ 3.420,00 para manutenção das escolas; e por fim para o transporte escolar federal o valor foi de R$ 14.305,00.
Esperamos que o governo federal possa estar efetivamente enviando mais recursos para o município  para poder dar melhores condições de trabalhos a os seus funcionários, e que possamos ter a cada dia um desenvolvimento educacional de qualidade; pois o município de Bom Sucesso PB estar de parabéns por obter em seu quadro funcional ótimos profissionais, e esperamos ainda que possamos obter incentivos para que os profissionais se sintam prestigiados. 

Fonte: Portal do FNDE.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ricardo autoriza mais de R$ 53 milhões em obras em Catolé do Rocha

Governador participa do Orçamento Democrático em Catolé


O governador Ricardo Coutinho assinou mais de R$ 53 milhões em ordens de serviços e licitações em estradas, adutoras, pista do aeródromo e liberações do Empreender durante a plenária do Orçamento Democrático da 8ª região. A autorização das obras foi considerada um presente para o município de Catolé do Rocha, que neste domingo (26) está completando 78 anos de emancipação política.
Na abertura da plenária, o governador Ricardo Coutinho entregou cheques no valor total de R$ 300 mil do Empreender, habilitações sociais, 1.521 tablets para professores e alunos, 8.277 kits escolares, 433 bicicletas e 14 kits de instrumentos do Prima para os municípios de Catolé do Rocha, Jericó, São Bento, Brejo dos Santos e Belém do Brejo do Cruz.
Ele ainda assinou a ordem de serviço para a pavimentação da PB-327 acesso a Mato Grosso (R$ 10,1 milhões), autorizou as licitações para a restauração da PB-325, trecho entroncamento da BR-230; Jericó, Catolé do Rocha (R$ 10 milhões), para pavimentação da PB-313 entre Brejo do Cruz a São José do Brejo do Cruz (R$ 16,7 milhões) e o recapeamento da pista de pouso do aeródromo de Catolé do Rocha (R$ 757 mil).
Abastecimento – Dentre as obras autorizadas estão a construção da adutora de Riacho dos Cavalos, que terá 23 km de tubulação, numinvestimento de R$ 15 milhões. A obra vai levar água tratada e de qualidade para mais de 8 mil pessoas. “Estamos investindo mais de R$ 350 milhões somente em adutoras para minimizar os efeitos da seca. Ainda há muito a fazer, pois a situação dos antigos sistemas de abastecimentos e a seca são fatores que dificultam a população do semiárido”, afirmou o governador Ricardo Coutinho.
Ele disse que desde o início do governo já são 47 plenárias onde a população dos municípios puderam reivindicar as prioridades locais e regionais. Ricardo ressaltou que, somente na região de Catolé do Rocha, composta por 10 municípios, foram investidos mais de R$ 107 milhões, beneficiando 117 mil habitantes.
O governador destacou que os conselheiros desempenham um papel fundamental neste trabalho de interlocução entre a população e o Governo. “O Orçamento Democrático demonstrou que é um instrumento consistente pela iniciativa do Governo de investir e tornar realidade muitas das prioridades levantadas pela população”, completou.
O prefeito Leomar Maia agradeceu as obras e ações desenvolvidas pelo Governo do Estado destacando o recapeamento do triângulo da BR-230 até Catolé e o mamógrafo do Centro de Saúde. “A recuperação dessa estrada representa desenvolvimento econômico  e segurança para toda uma região”, enfatizou.
O diretor de Obras do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Hélio Cunha Lima, destacou os investimentos de mais de R$ 50 milhões somente para a recuperação de 122 km estradas na região de Catolé.  “Estamos priorizando a recuperação de uma estrada que é rota de carretas e caminhões que trafegam entre os Estados da Paraíba e Pernambuco. Estaremos fazendo um revestimento em CBUQ (o mesmo utilizado em rodovias federais) para evitar que em pouco tempo voltem a se encher de buracos” explicou.
Da Secom-PB

domingo, 26 de maio de 2013

Municípios da PB têm até dia 30 para solicitar vistoria da Garantia Safra


O prazo de solicitação de vistoria e indicação do técnico vistoriador do Garantia-Safra 2013 se encerra no dia 30 deste mês. O alerta é feito pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba (Sedap). Na Paraíba, para a safra atual, o programa conta com 98.327 mil agricultores familiares aderidos, em 177 municípios.
O secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, informa que dos 110 municípios aderidos, 53 já concluíram a solicitação de vistoria, e ressalta que os agricultores aderidos ao programa nas cidades que não realizarem o processo até a data prevista não vão poder receber o benefício.


O programa é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executada em conjunto com agricultores familiares, prefeituras e governos estaduais, que garante o benefício de R$ 760,00 para os agricultores familiares que vivem em municípios que tiveram perda de, pelo menos, 50% da produção agrícola por causa da seca ou do excesso de chuvas.
O seguro representa um investimento de aproximadamente R$ 5,7 milhões, por parte do Governo do Estado. “É um programa que vem tendo mais adesões a cada ano, garantindo a produção do agricultor mesmo quando as questões climáticas são adversas", acrescenta Marenilson Batista.

Dispensa de laudos

De acordo com a portaria nº 17/2013, publicada no Diário Oficial da União, está dispensada, excepcionalmente, a realização dos laudos amostrais nas lavouras dos agricultores familiares aderidos na Safra 2012/2013. A medida se aplica somente aos municípios que solicitaram vistoria e aos que os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicarem perda média igual ou superior a 50% das culturas de milho, feijão, arroz, algodão e mandioca.

FONTE: G1 Paraíba

Governo da Paraíba volta a prorrogar emergência em 25 cidades


O governo da Paraíba decidiu prorrogar mais uma vez a situação de emergência em 25 cidades do estado que estão sofrendo com os efeitos da estiagem prolongada. O decreto do governador Ricardo Coutinho (PSB) foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (24). A prorrogação é válida por mais 180 dias.

O prazo estabelecido anteriormente se encerrou na quarta-feira (22). O decreto é válido para as cidades de Alagoa Grande, Araçagi, Areia, Belém, Caldas Brandão, Capim, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Guarabira, Gurinhém, Lagoa de Dentro, Mamanguape,Matinhas, Mulungu, Pilar, Pilões, Pirpirituba, Pedro Régis, Rio Tinto, São José dos Ramos, São Miguel de Taipú, Serra da Raiz, Serra Redonda, Sertãozinho e Sobrado.
Das 223 cidades da Paraíba, 195 vêm sendo afetadas pela seca. Destas, 170 tiveram a situação de emergência decretada pelo governo do estado no dia 3 de maio e reconhecida pelo governo federal uma semana depois.
Com a situação de emergência, o poder executivo fica autorizado a abrir crédito extraordinário para fazer face à situação existente. Ela também permite que sejam dispensados de licitações os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, locação de máquinas e equipamentos e também de prestação de serviços e obras relacionadas com os problemas causados pela estiagem.

Fonte: G1 Paraíba

sexta-feira, 24 de maio de 2013

TRE revela quantos votos será preciso para ser eleito deputado em 2014

TRE revela quantos votos será preciso para ser eleito deputado em 2014
Em 2014, os eleitores vão eleger o presidente da República, governadores dos Estados, senadores (renovação de um terço do Senado), deputados federais.
Na Paraíba, a quantidade de votos para eleger um parlamentar deverá aumentar em pelo menos 20% em relação à eleição de 2010 quando o quociente eleitoral (QE) para disputa de uma das 12 vagas de deputado federal foi de 167 mil votos e para uma das 36 vagas de deputado estadual, 55,5 mil votos.
Para o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, os partidos, coligações e os próprios candidatos paraibanos terão que trabalhar para aumentar a votação em mais 33 mil votos para Câmara dos Deputados e mais de 11 mil votos para Assembleia Legislativa da Paraíba, de acordo com a última decisão do TSE, em abril passado, que reduziu o número de vagas no Estado.
“Com base no resultado das eleições de 2010, o QE para eleger um deputado federal, na Paraíba, será de, aproximadamente, 200 mil votos. Já para o cargo de deputado estadual serão necessários, em média, 67 mil votos”, disse.
Segundo Leonardo Lívio, no entanto, o QE exato só pode ser obtido de fato ao final de cada votação, pois é calculado a partir dos votos válidos apurados. Ele lembrou que nas eleições de 2010, por exemplo, o número de votos válidos foi de aproximadamente dois milhões, com uma abstenção de 20% e o percentual de votos nulos e brancos de 10%.
TSE decidiu reduzir de 12 para 10 vagas de deputado federal e de 36 para 30 os deputados estaduais.
 
FONTE: MaisPB com assessoria

Prefeitos de Jericó, Lagoa e Mato Grosso anunciam adesão ao governador Ricardo Coutinho

Prefeitos de Jericó, Lagoa e Mato Grosso anunciam adesão ao governador Ricardo Coutinho
O governador Ricardo Coutinho (PSB) recebeu nesta quinta-feira (23) a adesão de mais três prefeitos da região do alto Sertão paraibano.
Os prefeitos de Lagoa, Dêmis Borges (PTB); de Jericó, Cláudio de Oliveira (DEM), e de Mato Grosso, Raelison Rodrigo (DEM-PELA ORDEM, NA FOTO AO LADO DE RICARDO) declararam apoio ao projeto de reeleição do governador Ricardo Coutinho durante audiência nesta manhã com as presenças do deputado federal Damião Feliciano (PDT) e o secretário de Articulação dos Municípios e deputado estadual Manoel Ludgério (PSC).
Com as novas adesões já são 47 prefeitos que haviam votado no candidato ao governo do PMDB em 2010 que passam a integrar a base aliada de Ricardo Coutinho nos municípios. Os três prefeitos são da mesma família Claudio é pai de Raelison e é tio de Dênis Borges.
O governador Ricardo Coutinho lembrou que desde o 1º dia de mandato procurou os prefeitos, independentemente da bandeira partidária, para construir parcerias que resultassem em obras e serviços para os municípios. “É fundamental receber o apoio de prefeitos que estão reconhecendo o nosso esforço quanto a Paraíba tem avançado nos últimos dois anos ”, destacou Ricardo.
O prefeito Cláudio Oliveira, que falou também em nome de Roelinson e Dêmis, ressaltou que o grupo político na região está chegando com as “mangas arregaçadas” para trabalhar e fortalecer a administração de Ricardo Coutinho na região.
Cláudio, que também já foi prefeito do município de Mato Grosso por oito anos, afirmou que a construção da PB-327, ligando o município a PB-235, é um sonho que começa a ser realizado e demais obras nos municípios demonstram o compromisso do governador com o desenvolvimento da região”.
Na avaliação do prefeito de Jericó, nestes pouco mais de 2 anos de governo, Ricardo demonstrou que é um homem sério, de palavra e trabalhador e em reconhecimento a esse trabalho estará junto com Ricardo. “Em 2010 não votei em Ricardo, mas o tempo é o senhor da razão e vou fazer campanha para reeleger Ricardo Coutinho porque a Paraíba precisa”, completou.
O deputado federal Damião Feliciano destacou a força política dos prefeitos na região polarizada por Catolé do Rocha e que a adesão é fruto das obras e ações que estão sendo tocadas nos municípios. “Os prefeitos paraibanos e a população aprovaram a forma de governar de Ricardo, pois só promete e faz o que realmente o Estado pode fazer”, finalizou.
 
FONTE: Assessoria

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Comissão Organizadora da 2ª Festa Beneficente dos Filhos e Amigos de Bom Sucesso, em Brasília, se reuniu na noite desta terça


A Comissão Organizadora responsável pela realização da 2º Festa Beneficente dos Filhos e Amigos de Bom Sucesso, que acontecerá neste sábado (25), no Lions Clube Taguatinga Independência, em Taguatinga Sul (DF), se reuniu na noite desta terça-feira, para deliberar sobre os últimos detalhes do evento.

A reunião aconteceu na residência do casal Maurilene Henriques e Meire Arnaud, na cidade satélite de Samambaia (DF), e contou com a participação de toda a cúpula responsável pela realização da festa.

Durante a reunião foi passado a limpo a pauta com o cronograma do evento, e discutidos todos os detalhes pendentes, com vistas à definição da programação e acertos finais. Prestação de contas dos convites vendidos, serviço de bufê, vistas na lista dos convidados, roteiro do cerimonial, ornamentação, determinação de tarefas, entre outros temas, foram discutidos e fechados na reunião desta terça.

A segunda edição da Festa Beneficente dos Filhos e Amigos de Bom Sucesso acontecerá neste sábado, a partir das 21h00, no Lions Clube Taguatinga Independência, localizado na QSE AE 18 SET E, em Taguatinga Sul, bem próximo a Universidade Católica.

O tema de homenagem da festa deste ano faz parte das comemorações do Jubileu de Ouro do município, já que no próximo dia 17 de junho, Bom Sucesso faz aniversário de 50 anos da sua emancipação política.

Consta no cerimonial da festa, as bênçãos ao evento, feitas pelo vigário de Taguatinga, exibição de um mini documentário que narra à trajetória dos 50 anos de existência do município, um breve agradecimento da comissão organizadora, e a abertura oficial proferida pelo Prefeito Constitucional de Bom Sucesso, o médico Ivaldo Washington de Lima, que estará acompanhado da primeira dama, Nevanda de Almeida Oliveira Lima.

Outra benéfica do evento deste ano, que deverá reunir cerca de 750 pessoas entre filhos e amigos da cidade, é doação de parte da renda para a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Bom Sucesso, que será representada pela sua presidente, Maria de Manú.

A festa será animada pela conhecidíssima Banda Casa Nova, de Goiânia (GO), uma das mais importantes bandas de show baile do centro-oeste brasileiro.

A reunião realizada na noite desta terça-feira em Samambaia contou com a participação dos organizadores, Marcos e Sueli Abrantes, Caubi Pereira e Rosângela Abrantes, Ailton lira e Auxiliadora Abrantes, Lavosier e Liduína Abrantes, Patrício Santiago e Aucyfrania Oliveira, além dos anfitriões Maurilene Henriques e Meire Abrantes, que também são proprietários do Bufê JM.
HUMBERTO VITAL

EM BOM SUCESSO PB, FORAM ENTREGUES 30 CASAS POPULARES


Ontem (21/05/2012) foram entregues a população carente de Bom Sucesso PB, 30 unidades habitacionais, a empresa que construiu as casas populares foi quem entregou as chaves aos beneficiários, onde foram feitos sorteios, para que ninguém fosse de certa forma privilegiado; pois sendo por intermédio de sorteio todos saem beneficiados, e não há o que se queixar.

Os beneficiários era quem participava ativamente dos sorteios, pois as chaves numeradas, foram colocadas dentro de uma urna, onde o beneficiário era quem enfiava a mão e pegava sua chave que continha um numero que era o mesmo numero que estava escrito em cada unidade habitacional.
Os novos moradores choravam de emoção, e agradeciam a Deus pelo sonho realizado, vários também além de agradecer a Deus agradeciam a o antigo gestor municipal o ex-prefeito Gilson Cavalcante pelo beneficio, que segundo a maioria dos beneficiários; diziam  “se não fosse Gilson Cavalcante eu nunca teria uma moradia”.

O que chamou atenção dos novos moradores, foi a falta de um representante do poder público local para participar do evento; mas foi informado que o Gestor não se encontra na cidade pois estar viajando.





A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Bom Sucesso PB: Caminhada contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolecentes

Ontem (22/05/2013) tivemos na cidade de Bom Sucesso - PB uma caminhada contra o abuso sexual de menores ou seja de Crianças e Adolecentes. O Protesto foi organizado pelo Conselho Tutelar, Casa das Familias (Prefeitura) e a sociedade; onde marcou a presença de vários representantes. A passeata contou ainda com a presença de varias pessoas das diferentes escolas existente na cidade, Escolas Balbina, José Paz, Padre Aristides e Oficina do Saber.

É muito importante nos manifestarmos contra essa situação. A criança não é brinquedo e merece ser tratada com respeito. Isso precisa acabar. Denuncie: Disque 100!

FONTE: A NOTICIA BOM SUCESSO PB

sexta-feira, 17 de maio de 2013

EX-PREFEITO DE BOM SUCESSO GILSON CAVALCANTE VAI FALAR EM PROGRAMA DE RÁDIO


Blog do Clinton Medeiros
O ex-prefeito da cidade de Bom Sucesso Gilson Cavalcante (DEM) informou através de assessoria que quer ocupar espaços da imprensa com possíveis entrevistas nos próximos dias. Segundo o antigo gestor o motivo das conversas será segundo ele para esclarecer acontecimentos que ultimamente existem em sua terra.
Ainda segundo as fontes ligadas a Gilson algumas obras atualmente que chegam na cidade foram conquistadas ainda na sua época à frente da prefeitura.
Os exemplos citados foram: Casas populares e ônibus escolares; e terá vários outras conquistas que nos próximos messes devem chegar.
O Programa de rádio DIRETO NO ASSUNTO já entrou em contato com o Ex-Prefeito GILSON CAVALCANTE  para que o mesmo possa estar esclarecendo diversos assuntos. O Programa DIRETO NO ASSUNTO é transmitido todos os dias de segunda a sexta de 7 as 8 horas da manhã pela rádio Indepedência Am de Catolé do Rocha - PB, o referido programa de rádio é apresentado pelo Locutor PAULO MESQUITA e tem como reporteres Clinton Medeiros, Israel Alves e Jota Cezar, e é retransmitido pela Liderança FM de Belém de Brejo do Cruz, Radio Centro de Catolé, Rádio Mais Jovem centro Brejo dos Santos, Rádio virtual brejo online e pela internet http://site.radioindependencia1120.com.br

A NOTICIA BOM SUCESSO PB

sexta-feira para discutir o orçamento democrático estadual

No próximo dia 25 de Maio acontece a Plenária do Orçamento democrático estadual na Oitava Região geoadministrativa da Paraíba, o evento acontece em Catolé do rocha, cidade sede. Porém nos municípios que fazem parte da mesma como co-participantes já estão recebendo a pré-plenária, como é o exemplo de Bom Sucesso.
Nesta sexta-feira (17/05) no Colégio Padre Aristides daquela localidade acontece uma reunião para discutir a prioridades de Bom Sucesso a serem discutidas e solicitadas na audiência com a presença do governador Ricardo Coutinho.
O detalhe é que a cidade praticamente já determinou o seu tema pedido. Abastecimento d’água, para tanto os munícipes até já realizam um abaixo-assinado para entregar a CAGEPA no dia da plenária.

Ricardo e Cássio jantam na Ganja Santana para afastar especulações

http://portalcorreio.uol.com.br/obj/0/76787,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0.jpg
O encontro foi estratégico. Ocorre às vésperas da convenção nacional do PSDB e foi revelado pelo vereador campinense Bruno Cunha Lima (PSDB)
O governador Ricardo Coutinho e o senador Cássio Cunha Lima jantaram na Granja Santana na noite desta quinta-feira, em João Pessoa. A informação é do blog de Hermes de Luna.
O encontro foi estratégico. Ocorre às vésperas da convenção nacional do PSDB e foi revelado pelo vereador campinense Bruno Cunha Lima (PSDB) ao próprio Hermes de Luna, no programa 27 Segundo sda RCTV, canal 27 da Net Digital. Confira aqui a nota completa do blog.
 
FONTE: Portal Correio

terça-feira, 14 de maio de 2013

Justiça Eleitoral cancela 1,35 milhão de títulos de eleitor em todo o país

A Justiça Eleitoral cancelou 1.354.067 títulos de eleitor em todo o país, informou nesta terça-feira (14) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Teve o documento cancelado quem deixou de votar nas três últimas eleições, não justificou a ausência e não compareceu a um cartório eleitoral até 25 de abril para regularizar a situação.
Segundo o TSE, os eleitores menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos não tiveram o título cancelado.
As faltas são consideradas a cada turno, ou seja, se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição – como a realizada para prefeito e vereador em 26 estados no ano passado –, são contadas duas eleições para efeito de cancelamento.
Os eleitores ainda poderão regularizar a situação em qualquer cartório eleitoral. Para isso, terão de pagar uma multa de R$ 3,50 por turno. A lei prevê que o eleitor com título cancelado fica excluído da participação na eleição, pode ser impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, tomar posse em cargo público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

FONTE: G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...