Se as eleições para prefeito do município de São Bento/PB fossem hoje, o sobrinho do atual prefeito, Galego de Souza, Gemílton de Souza seria eleito com 36,2% dos votos.
Em segundo lugar ficaria o filho do deputado estadual, Márcio Roberto, Jullys Roberto, com 27,2%, sendo seguido por John Lúcio, com 19% e Ademar Pereira com 8%. Não votariam em nenhum dos candidatos 2,2% dos entrevistados. Não souberam ou não opinaram, 7,4%.
A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de setembro e ouviu 500 eleitores, sendo 391 residentes na zona urbana e 109 na zona rural. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relativos ao mês de setembro, o município de São Bento possui 22.697 eleitores. O Agorasei Pesquisa & Consultoria tem sede em Caicó, atua em todas as regiões do Rio Grande do Norte e Sertão paraibano e é conhecido por seu trabalho criterioso e eficaz desenvolvido ao longo de três anos.
Isolando apenas os nomes de Gemílton de Souza e Jullys Roberto, a vantagem do sobrinho de Galego de Souza seria ainda maior, com 52,2% dos votos, contra 33% de Jullys Roberto.
Nulos, seriam 3,2% e indecisos somam 11,6%.
Avaliação do governo
A dianteira da chapa apoiada pelo prefeito é explicada pela aprovação da gestão de Galego de Souza, que foi avaliada como "boa" ou "ótima" para 84,2% dos entrevistados.
Para 14,5% dos pesquisados a administração do prefeito é "regular", "ruim" ou "péssima", veja o quadro.
Esta avaliação positiva também pesa na hora da escolha da maior liderança política do município, onde para 57% dos consultados Galego de Souza é a maior liderança de São Bento, sendo seguido pelo deputado estadual, Márcio Roberto com 21,2% e John Lúcio com 1,8%.
Também foram votados: Gemilton Souza com 1,5%, Jullys Roberto com 1,2% e Ademar Pereira com 0,2%.
Não consideraram nenhum político como liderança no município, 0,8% dos entrevistados e admitiram ter dúvida 16,3% dos entrevistados.
Quanto a avaliação das principais obras e ações das principais lideranças de São Bento, o deputado peemedebista, Márcio Roberto, parece ter problema em fixar suas ações em sua terra natal, afinal os números mostram que 49,9% dos entrevistados não souberam citar as principais ações do mesmo pela cidade. Já o prefeito Galego de Souza vive situação oposta e apenas 16% dos entrevistados não souberam citar suas principais obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário