RÁDIO

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Bom Sucesso e Brejo dos Santos vão receber recursos para realizar ações de saúde nas escolas da rede pública


Na Paraíba, 181 municípios estão habilitados a receber recursos financeiros do Ministério da Saúde (MS) para o Programa Saúde na Escola (PSE). De acordo com a gerente operacional da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde, (SES), Suzyanne Araújo, esse índice pode aumentar ainda mais em fevereiro, quando o MS vai liberar portaria com a relação de novos municípios habilitados.
De acordo com Suzyanne, desde a criação do Programa, em 2009, a adesão dos municípios tem sido gradativa. Até 2011, na Paraíba, foram computados 203 municípios desenvolvendo ações de saúde e cidadania nas escolas do Estado. De 2009 a 2010, um total de 122 municípios aderiram ao PSE, o que correspondia a 54,7%. E de 2010 a 2011, 204 municípios aderiram, totalizando 91,5%.
O programa trabalha para integrar as redes de serviços da área da Educação e do Sistema Único de Saúde (SUS), unindo as escolas públicas às unidades básicas ou unidades de saúde da família, por meio da realização de ações dirigidas aos alunos. O PSE é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação, fornece materiais e equipamentos para as escolas e equipes de saúde.
Todas as ações do programa podem ser realizadas nos municípios cobertos pelas equipes do Programa de Saúde da Família. Conforme a gerente, na prática, o que vai acontecer é a integração das redes de educação e do Sistema Único de Saúde, pois os municípios interessados devem manifestar sua vontade em aderir ao programa. “A portaria do Ministério da Saúde definirá os critérios e recursos financeiros para adesão e orientará também a elaboração dos projetos pelos municípios”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...