RÁDIO

terça-feira, 29 de maio de 2012

Governador da PB decreta situação de emergência em mais 25 cidades



Como já havia sido anunciado pelo secretário estadual de Infraestrutura da Paraíba, Efraim Morais, no dia 24 de maio, o governador Ricardo Coutinho (PSB) decretou situação de emergência para mais 25 municípios paraibanos. Com os novos decretos, o número de áreas atingidas pela seca passou de 170 para 195. O registro oficial foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (29).

Os novos municípios em situação de emergência são Alagoa Grande, Araçagi, Areia, Belém, Caldas Brandão, Capim, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Guarabira, Gurinhém, Mamanguape, Matinhas, Mulungu, Pilar, Pilões, Pirpirituba, Pedro Regis, Rio Tinto, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Serra da Raiz, Serra Redonda, Sertãozinho, Sobrado e Lagoa de Dentro.

O decreto governamental nº 32.984, de 28 de maio de 2012, destaca que a falta de chuva gerou prejuízos nas atividades produtivas da Paraíba, principalmente agricultura e pecuária. Além disso, a estiagem prolongada tem provocado danos à subsistência e à saúde. Pelo decreto, o governador afirmou que é necessário dar assistência para população atingida pela seca.
O governador Ricardo Coutinho (PSB) determinou, na segunda-feira (28), a liberação de R$ 10 milhões para ações de enfrentamento à estiagem. O Ministério da Integração Nacional também autorizou o repasse de R$ 10 milhões para as ações de combate à seca na Paraíba.
Ainda segundo o documento, os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec) ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados pela escassez de água, por meio de prévia articulação e integração com a Gerência Executiva Estadual da Defesa Civil. Também está autorizada a convocação de voluntários para reforço das ações. Nesta terça-feira (29) o secretário Efraim Morais participa de uma em Brasília que será discutida a ação emergencial de perfuração e recuperação de poços.
O secretário da Infraestrutura alertou que dos primeiros 170 municípios que tiveram a situação de emergência decretada, os prefeitos de 35 deles ainda não enviaram à Defesa Civil Estadual a documentação necessária para que os decretos sejam aprovados. Caso não entreguem, os municípios vão deixar de receber recursos para combater à seca.


Fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...