RÁDIO

sexta-feira, 24 de maio de 2013

TRE revela quantos votos será preciso para ser eleito deputado em 2014

TRE revela quantos votos será preciso para ser eleito deputado em 2014
Em 2014, os eleitores vão eleger o presidente da República, governadores dos Estados, senadores (renovação de um terço do Senado), deputados federais.
Na Paraíba, a quantidade de votos para eleger um parlamentar deverá aumentar em pelo menos 20% em relação à eleição de 2010 quando o quociente eleitoral (QE) para disputa de uma das 12 vagas de deputado federal foi de 167 mil votos e para uma das 36 vagas de deputado estadual, 55,5 mil votos.
Para o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, os partidos, coligações e os próprios candidatos paraibanos terão que trabalhar para aumentar a votação em mais 33 mil votos para Câmara dos Deputados e mais de 11 mil votos para Assembleia Legislativa da Paraíba, de acordo com a última decisão do TSE, em abril passado, que reduziu o número de vagas no Estado.
“Com base no resultado das eleições de 2010, o QE para eleger um deputado federal, na Paraíba, será de, aproximadamente, 200 mil votos. Já para o cargo de deputado estadual serão necessários, em média, 67 mil votos”, disse.
Segundo Leonardo Lívio, no entanto, o QE exato só pode ser obtido de fato ao final de cada votação, pois é calculado a partir dos votos válidos apurados. Ele lembrou que nas eleições de 2010, por exemplo, o número de votos válidos foi de aproximadamente dois milhões, com uma abstenção de 20% e o percentual de votos nulos e brancos de 10%.
TSE decidiu reduzir de 12 para 10 vagas de deputado federal e de 36 para 30 os deputados estaduais.
 
FONTE: MaisPB com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...