RÁDIO

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Chega a PB nova tecnologia que promete reduzir até 45% do consumo combustível


Proporcionar economia aos motoristas na hora de abastecer seu veículo e diminuir a emissão de gases poluentes, essas são as propostas da tecnologia HydroFuel, que chegou a Paraíba no último mês de junho. A receita é simples e promete reduzir entre 30% a 45% o consumo de combustível, emitir para a atmosfera uma reduzida quantidade de emissões de CO2, além de melhorar o rendimento e aumentar o tempo de vida útil do motor do carro.
A empresa HydroFuel Zone atua na Europa há quatro anos e chega ao mercado paraibano para comercializar seu ‘kit gerador de hidrogênio’. A nova tecnologia apresenta-se como um acessório para o motor, já que, não modifica as especificações originais do veiculo. O sistema funciona a partir da utilização do combustível comum – gasolina, álcool, GNV ou diesel – misturado com o gás de hidrogênio gerado pelo kit através de um processo de eletrolise (método usado para a obtenção de reações de oxidorredução). Em seguida o gás de hidrogênio que é produzido mistura-se com o combustível e são ambos utilizados.
“É esse sistema que permite que a combustão seja mais eficiente reduzindo assim o consumo de combustível e o nível de poluentes emitidos. Apesar de, à primeira vista, parecer complexo, a tecnologia HydroFuel limita-se a utilizar o poder da água, para reduzir o consumo de combustível. Esta tecnologia funciona a partir de uma célula para separação do gás hidrogênio da água, usando um processo bem conhecido, a eletrólise, que resulta da adição de hidróxido de potássio na água. Após este processo, injetamos o gás gerado na câmara de combustão juntamente com o gás gerado pelo combustível que o motor usa de origem”, explicou o diretor regional da empresa na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, Walter Filho
De acordo com o diretor, o processo com a utilização do hidrogênio como nova fonte de energia é o mais difundido e viável para os economistas. “Minha intenção é trazer para a população paraibana algo nunca visto com relação a este seguimento, que certamente vai dar mais qualidade de vida as pessoas, e uma conscientização sustentável para todos”, disse.
Ele explica ainda que o kit pode ser instalado por um mecânico em qualquer tipo de veículo, inclusive, caminhões e ônibus. O kit também pode ser usado em barcos e motores estacionários de geração de energia.
Segundo Walter Filho para que o cliente desfrute da economia, depois de instalado o kit, será necessário a utilização de água e hidróxido de potássio. “Com o kit vem incluindo cerca de 500 gramas deste produto e que permite durar meses pois apenas se mistura na água, duas colheres de chá por cada litro”, informou.
O preço do produto é salgado, custa entre 1.700 reais e 4.000 reais dependendo do tipo modelo do veículo, motor e cilindrada. Contudo, segundo Walter Filho a aquisição terá um custo benefício, pois além de diminuir o consumo de combustível em pelo menos 30%, o kit tem garantia de fábrica de 2 anos para todos os componentes e uma vida útil aproximada de 4 a 5 anos para a célula geradora do hidrogênio.
“Podermos usar a água, abundante em qualquer cidade do Brasil para termos um aumento da autonomia do motor de 30%. Isto sem estar preocupado se existe postos de abastecimentos na viagem que decidimos fazer nesse dia. Outra vantagem muito grande é a redução drástica de CO2 na atmosfera. A pessoa coloca a mão no cano de escape do carro e cheira a água não a óleo. As outras duas vantagens são a diminuição das idas do veiculo à oficina ( não gasta tanto óleo e a duração do motor é muito maior ) e existe um aumento da potência do carro”, assegurou. 

MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...