A moto mais vendida do Brasil, a Honda CG recebeu diversas alterações
em seu modelo 2014. O design é novo desde o conjunto óptico, passando
pelas carenagens laterais no tanque de combustível até chegar à lanterna
traseira. Seu chassi ficou mais leve, a posição de pilotagem mudou e a
espuma do banco também.
O modelo ainda ganhou painel digital em todas as suas versões. Entretanto, as opções de motores mantiveram-se as mesmas: monocilíndrico de 125cc a gasolina alimentado por carburador; ou de 150cc bicombustível com injeção eletrônica.
O modelo ainda ganhou painel digital em todas as suas versões. Entretanto, as opções de motores mantiveram-se as mesmas: monocilíndrico de 125cc a gasolina alimentado por carburador; ou de 150cc bicombustível com injeção eletrônica.
Desenho harmonioso
Em sua oitava geração desde que foi lançada em 1976, os modelos da linha
CG continuam divididos em três famílias: CG 125 Fan; CG 150 Fan e CG
150 Titan. Apesar da motorização diferenciada, agora todas têm o mesmo
conjunto óptico, diferentemente do modelo em produção atualmente. Porém,
detalhes de acabamento e grafismos as diferenciam.
O farol em formato poligonal traz uma pequena cobertura com uma novidade
embutida: painel completamente digital em todas as versões. O tanque
ganhou pequenas carenagens (exceto na versão KS, a mais básica). A tampa
lateral mudou e a rabeta tem novo formato. A lanterna traseira ganhou
desenho inédito e uma lente que tenta se passar por LEDs, “enganando”
muito bem, vale dizer.
Muito em função do conjunto óptico remodelado, todo o desenho da Honda
CG parece mais harmonioso e moderno, além de remeter aos modelos maiores
da Honda, como a CB 300R.
Ciclística mais leve
O chassi, redesenhado, tem novos materiais em sua estrutura e perdeu 3,8
kg em relação ao modelo anterior. A geometria da coluna de direção
também foi levemente alterada para dar mais agilidade nas mudanças de direção e a posição de pilotagem mudou
.
As versões de 150 cc ganharam novos amortecedores com 5 mm a mais curso.
Na dianteira, garfo telescópico convencional com 135 mm de curso; e
sistema bichoque com 106 mm de curso na traseira. Os pneus Pirelli City
Dragon são outra novidade. Mantiveram as mesmas medidas (80/100 – 18 na
frente e 90/90 – 18 atrás), mas tem novo desenho e composto. Na versão
CG 150 Titan EX, top de linha que usa rodas de liga-leve, os pneus têm
agora construção radial e são sem câmara.
O freio a disco na roda dianteira foi dotado de um novo flexível, que
expande, e pretende assustar menos os pilotos inexperientes. “Por má
preparação, em alguns locais o pessoal tinha medo do freio a disco”,
revela Guedes Jr. Outra boa notícia é que o freio a disco está
disponível agora também na linha de 125cc como opcional e passou a ser
de série em todas as versões de 150cc. Na roda traseira, o tradicional
sistema de freio a tambor com 130 mm de diâmetro.
Primeiras impressões
Tivemos o primeiro contato com as novas Honda CG – Fan e Titan – no
Centro Educacional de Trânsito Honda, em Recife (PE). O clima não ajudou
muito pela manhã, já que a chuva não deu trégua, mas mesmo assim
fizemos um teste em pista fechada.
O que se nota em todas as versões é a mudança na posição de pilotagem.
As pernas vão mais bem encaixadas ao tanque e o banco é, de fato, mais
macio. O painel digital oferece boa visualização – na Fan 125 traz
apenas velocímetro e hodômetros; na Fan 150 conta com mostrador de
combustível, luz de injeção eletrônica e a luz do sistema Flex, agora
chamado de Flex One; já na linha Titan, a cor da luz do painel é azul e,
além das informações acima citadas, traz ainda um relógio.
Na prática, a Fan 125 não mudou muito: apenas parece mais ágil e leve e
função do novo quadro. Já na linha de 150cc – Fan 150 e Titan 150 – os
novos amortecedores com mais curso absorvem melhor as imperfeições do
piso e também ficou mais estável em curvas de alta velocidade. Em um
zigue-zague montado nas pistas de testes, percebe-se mais agilidade da
nova CG 150 em função da geometria alterada da coluna de direção e
também do peso menor do conjunto.
Outra boa novidade que pudemos experimentar na chuva foi o trabalho dos
novos pneus Pirelli City Dragon em piso molhado: principalmente em
frenagens transmitem mais segurança.
A mudança no freio a disco também pode ser notada. Ao acionar o manete
do freio dianteiro, o sistema demora um pouco mais a atuar, dando a
impressão de ser um pouco mais “borrachudo”. Mas, sinceramente, não há
grande diferença de funcionamento. Na CG Titan antiga, a “mordida” da
pinça é mais instantânea.
Mercado
Em um momento de queda nas vendas de motos no Brasil – cerca de 12% no
primeiro semestre de 2013 – novidades no modelo mais vendido do segmento
pode trazer novos compradores às concessionárias da marca. Ainda mais
se tratando de uma motocicleta consagrada como a Honda CG. O modelo 2014
traz itens inéditos para a categoria utility até então, como painel
completamente digital, além de novas versões com opções para todos os
gostos e bolsos.
A Linha CG 2014 estará à disposição na rede de concessionárias a partir
da segunda quinzena de agosto para a linha 150 e segunda quinzena de
setembro a família 125. Nas cores preto, vermelho e amarelo, a CG 125
Fan tem preço público sugerido de R$ 5.490 (KS), R$ 6.100 (ES) e R$
6.250 (ESD). Já o modelo CG 150 Fan, disponível nas cores preto,
vermelho e azul, será comercializado por R$ 6.750 (somente na versão
ESDi).
Nas cores vermelho, preto e branco, a CG 150 Titan chega ao mercado por
R$ 7.320 (ESD) e R$ 7.830 (EX). A versão da CG Fan 150 ESDi ficou R$ 70
mais barata que sua antecessora. As demais motos tiveram um aumento
entre R$ 100 e R$ 200. Os valores têm como base o Estado de São Paulo e
não incluem despesas com frete e seguro.
Ficha técnica
Honda CG 125 Fan
Motor OHC, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar
Capacidade cúbica 124,7 cm³
Potência máxima (declarada) 11,6 cv a 8.250 rpm
Torque máximo (declarado) 1,06 kgf.m a 6.000 rpm
Câmbio Cinco marchas
Transmissão final por corrente
Alimentação Carburador
Partida Elétrica (a pedal na versão KS)
C x L x A 1.980 x 737 x 1.062 mm
Peso a seco 106 kg (106 kg a KS)
Tanque de combustível 15,4 litros
Honda CG 150 Fan
Motor OHC, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar
Capacidade cúbica 149,2 cm³
Potência máxima (declarada) 14,2 cv a 8.500 rpm (14,3 cv com etanol)
Torque máximo (declarado) 1,32 kgf.m a 6.500 rpm (1,45 kgf.m com etanol)
Câmbio Cinco marchas
Transmissão final por corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
C x L x A 1.996 x 739 x 1.086 mm
Peso a seco 115 kg
Tanque de combustível 16,1 litros
Honda CG 150 Titan
Motor OHC, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar
Capacidade cúbica 149,2 cm³
Potência máxima (declarada) 14,2 cv a 8.500 rpm (14,3 cv com etanol)
Torque máximo (declarado) 1,32 kgf.m a 6.500 rpm (1,45 kgf.m com etanol)
Câmbio Cinco marchas
Transmissão final por corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
C x L x A 1.996 x 739 x 1.086 mm
Peso a seco 115 kg (116 kg na versão EX)
Tanque de combustível 16,1 litros
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