O governador Ricardo Coutinho inaugurou, na manhã desta segunda-feira (10), a nova sede da Academia de Ensino da Polícia Civil da Paraíba (Acadepol). A obra, situada às margens da Rodovia Abelardo Jurema (PB-008), na Capital, teve um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões e é resultado de uma parceria público-privada. A entrega da Acadepol acontece na semana em que a Polícia Civil completa 32 anos no Estado.
Durante a solenidade, que aconteceu no auditório da Academia, foi entregue ao delegado Cláudio Lameirão o certificado dos primeiro cursos de pós-graduação realizados pela Acadepol. “Não é possível mensurar o tamanho da obra dessa Academia, que tem um valor intelectual que proporcionará policiais civis ainda mais capacitados e operações ainda mais eficientes para o Estado”, agradeceu Lameirão, representando todos os concluintes.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, e o delegado geral de Polícia Civil, Carlos Alberto Ferreira da Silva, assinaram ainda a abertura do edital para a realização de um curso de Operações Táticas na Acadepol e do primeiro Manual de Polícia Judiciária da Paraíba.
Ainda fizeram parte da mesa o vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia, o procurador-geral do Estado, Oswaldo Trigueiro, o empresário Roberto Santiago, a pró-reitora de graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marcionila Fernandes, e o diretor da Acadepol, Bergson Vasconcelos.

Ricardo Coutinho também frisou outras ações de investimento e aparelhamento do Sistema de Segurança Pública que já foram ou serão executadas, tais como: renovação de frota, implantação de um Sistema de comunicação e Inteligência, fundamental para o combate ao crime organizado; o estabelecimento de metas a serem cumpridas para redução de homicídios, principalmente; Lei da Compatibilização de áreas, com divisão do policiamento em quadrantes e Áreas Integradas, que têm acompanhamento de um promotor; além da articulação com o Poder Judiciário. “Isso é combate ao crime de uma forma pensada. Temos uma política pública de enfrentamento à violência e eu confio muito nas forças de segurança e nos projetos implementados, que não são do governador ou do Governo, mas sim do Estado”, afirmou.

Momento histórico – “Por todo o histórico dessa Academia, hoje é um dia festivo para todos nós. Nós resolvemos acreditar e e temos agora uma das melhores academias de polícia do Brasil, a altura da Polícia Civil da Paraíba. Acredito que estamos vivenciando uma nova história da Polícia Civil e dos cidadãos, que com certeza vão notar uma melhora nos serviços prestados pela nossa instituição. Com esta Academia de Polícia e com a futura Central de Polícia, o Governo está fazendo 40 anos em 4”, enfatizou o diretor da Acadepol, Bergson Vasconcelos.

Para o secretário Cláudio Lima, o novo equipamento é muito importante e segue o novo modelo de gestão em Segurança Pública implementado desde 2011. “Façam desta Acadepol um suporte para um novo modelo de segurança e que ele possa contribuir para mostrar que o serviço público é feito para servir, sobretudo ao povo. A caminhada é longa, o desafio é grande. Mas, não falta coragem e força em todos que formam o sistema de Segurança da Paraíba. Estamos hoje investindo em parceria e integração policial, criando mecanismos inteligentes no combate à violência”, disse, pontuando a coragem do governador Ricardo Coutinho em superar as adversidades e concluir a obra.

Atividades – A Academia de Ensino da Polícia Civil conta com cursos de formação, capacitação continuada de servidores, e cursos de pós-graduação em quatro linhas de pesquisa e desenvolvimento prático de projetos que ajudem gestores públicos no enfrentamento de problemas relacionados à segurança pública.

Nenhum comentário:
Postar um comentário