RÁDIO

domingo, 27 de outubro de 2013

Parlamentares negociam para garantir parcerias e campanha casada pode trazer mais votos

A pouco mais de um ano das eleições, os deputados estaduais já estão ‘à caça’ dos parlamentares federais para fazerem dobradinhas. O objetivo da união é conseguir o máximo de votos nos 223 municípios paraibanos. Há quem já tenha fechado parceria em vários municípios. Outros, afirmam que estão em fase de negociação e alguns acreditam não ser hora para essa definição.
Em uma escala de 36 deputados estaduais para 12 federais, há quem deva fechar parceria com mais de um pré-candidato. Porém, todos acreditam que a dobradinha é essencial para obter êxito em uma campanha eleitoral.
As campanhas casadas são troca de votos. Ou seja: durante a campanha um candidato a deputado estadual ‘X’ pede voto, na suas bases eleitorais, para o federal ‘Y’ e vice e versa.
Pré-candidatos analisam cenário político
Os deputados estaduais Toinho do Sopão (PEN), Edmilson Soares (PEN), Janduhy Carneiro (PTN) e João Gonçalves (PSD) fazem parte do grupo que acredita que este não é o momento de discutir parcerias. Eles admitem que as dobradinhas são importantes, mas afirmaram que muita coisa acontecerá nos próximos meses e, por isso, só irão avançar nessas questões quando o cenário político estiver mais desenhado.
“É muito cedo para eu dizer com quem devo me unir”, afirmou Toinho do Sopão. Além disso, adiantou que é preciso esperar o posicionamento do partido: se lançará pré-candidatos a Câmara Federal ou não. Ele disse que já foi procurado por vários deputados federais. “A gente sempre recebe convites. A procura é grande. Até porque tive uma boa votação”, afirmou. Em 2010, ele obteve 57.592 mil votos e se tornou o deputado estadual mais votado da história política da Paraíba.
“Eu sou livre como um passarinho. Todos querem fazer parceria, mas para isso se concretizar é preciso um conjunto de coisas que vamos avaliar no momento certo”, frisou Toinho. Ele declarou que desde que foi eleito, não parou de fazer campanha um só dia. “Independente de parceria, continuarei trabalhando como sempre fiz. Se eu não for eleito vou trabalhar como informal que é o que eu sei fazer”.
O deputado estadual Edmilson Soares (PEN) também acredita que esse não é o momento para fazer articulações políticas. “Vamos tratar 2014 em 2014. Por enquanto temos muito trabalho no legislativo”, declarou.
Edmilson Soares contou que tem maior atuação política na região do Curimataú, principalmente, em Barra de Santa Rosa, onde nasceu e se criou. Ele informou que tem forte atuação política em 25 municípios. “Em muitos dá para trabalhar com o mesmo deputado federal e em outros locais, não. Porque tudo depende da conveniência do lugar”, explicou.
O deputado afirmou que é muito mais proveitoso trabalhar em conjunto do que de forma isolada. Porém, não quis se aprofundar no assunto. “A gente precisa trabalhar pela manhã, à tarde e a noite, porque essa é a nossa obrigação”, disse.
Edmilson Soares preferiu não tecer comentários sobre os possíveis deputados federais que podem vir a fazer campanha casada com ele. “Não gostaria de citar nomes para não gerar expectativas. O bom do fato é divulgar depois que ele acontece”, afirmou.
“Ainda está cedo para definirmos as dobradinhas. No momento, a nossa preocupação é buscar novos companheiros para fortalecer o PTN”. A afirmação é do deputado estadual Janduhy Carneiro. Ele assumiu recentemente a presidente da legenda na Paraíba. “Não estamos preocupados com qual deputado federal, senador iremos fazer parceria em 2014. No momento propício é que nós iremos pensar nessa questão”, ressaltou o parlamentar.
Janduhy informou que foi votado em mais de 150 municípios. Segundo ele, seu reduto eleitoral está concentrando no Litoral, mas ponderou que foi votado em quase todas as regiões do Estado, a exemplo do Cariri, Sertão, Vale do Piancó, Sousa, Catolé do Rocha e Pombal.

Fonte: Com Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...