Os
usuários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) não precisam
mais comparecer às unidades do órgão na hora de receber a permissão para
dirigir e a primeira Carteira Nacional de Habilitação definitiva. No
entanto, a entrega domiciliar não valerá para os casos de segunda via,
classificação ou renovação da CNH.
A
entrega domiciliar foi iniciada na última segunda-feira (16). No
entanto, o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, alertou que
“para a entrega domiciliar destes documentos, é primordial que os
usuários mantenham o endereço atualizado no banco de dados do Detran,
evitando o desvio das correspondências e a duplicidade na emissão dos
documentos”.
De
acordo com contrato firmado entre o Detran e a Empresa de Correios e
Telégrafos, os documentos emitidos serão recolhidos diariamente e
entregues no prazo de 72 horas, para usuários das cidades de João
Pessoa, Campina Grande e Patos, localidades onde a empresa Interprint,
responsável pela emissão dos documentos, mantém sedes gráficas. Nos
demais municípios o prazo para e entrega dos documentos será de 96
horas.
Os
Correios farão três tentativas para a entrega do documento. Não havendo
sucesso, deixarão notificação informando que o documento se encontra
disponível para retirada na agência mais próxima do condutor, pelo prazo
de 30 dias.
Decorrido
o prazo, o documento será encaminhado para as sedes da ECT, nos
Municípios de João Pessoa, Campina Grande e Patos, por mais 30 dias e
nas demais agências do interior, permanecerá por mais 60 dias.
Ultrapassados os prazos sem que o interessado faça a retirada do
documento, este será devolvido ao Detran que o manterá arquivado por 90
dias.
Esgotados todos os prazos, o documento de habilitação será eliminado, podendo ser expedida segunda via paga pelo habilitado.
Ainda
segundo o superintendente, “a entrega em domicílio de documentos, que
representam um volume importante na rotina do órgão, promete evitar
filas e agilizar o atendimento nas unidades do Detran”.
Ele
explicou que a medida foi adotada após a realização de um estudo que
resultou também em alterações no sistema de atendimento, redistribuição
de servidores entre setores com maior demanda e ampliação do atendimento
ao público no turno da tarde e garantiu que os resultados já são
percebidos na redução significativa do tempo médio de atendimento.
Mudanças -
Um dos setores mais beneficiados pelas mudanças implantadas no Detran
foi o da vistoria veicular. Devido ao reduzido número de vistoriadores e
à forma manual dos exames, o usuário chegava a esperar mais de duas
horas por uma vistoria.
Desde
o início de 2011, o Detran vem adotando medidas para agilizar o
atendimento no setor. A primeira foi a implantação do sistema de
vistoria eletrônica que tornou o exame mais prático e seguro,
substituindo o antigo método grafotécnico.
Outro
passo primordial para o setor foi a contração de 30 vistoriadores por
meio do primeiro concurso público, em quase 80 anos de criação do Detran
da Paraíba. Hoje, o tempo médio para a realização de uma vistoria
veicular é de meia hora.
Outra
medida importante adotada no atual Governo foi a implantação de
atendimento aos sábados, em João Pessoa e Campina Grande, uma opção para
usuários que não podem recorrer aos serviços do Detran nos dias úteis.
Em
João Pessoa, o posto do Detran instalado no Shopping do Automóvel, na
estrada de Cabedelo, funciona aos sábados das 8h às 13h, com todos os
serviços oferecidos pelo órgão. Já em Campina Grande e região da
Borborema, os usuários podem ser atendidos aos sábados, das 8h às 13h,
na sede da 1ª Ciretran.
Rodrigo
Carvalho lembrou ainda que o primeiro concurso público da história do
Detran contratou 108 servidores para setores primordiais ao
funcionamento do órgão. Foram nomeados, no mês de julho deste ano, pelo
Governador Ricardo Coutinho, 60 agentes de trânsito que reforçaram o
setor de policiamento de trânsito e permitiram que a Operação Lei Seca
passasse a ter ações diárias.
Com
a intensificação das ações, desde a criação, a Operação Lei seca já
aplicou 38.098 testes do bafômetro. Neste período, 2.935 motoristas
foram flagrados dirigindo embriagados e 382 foram presos.
A
contratação de 30 vistoriadores agilizou o atendimento e reduziu o
tempo dos exames. A nomeação de 10 analistas de sistemas vem
contribuindo com a celeridade dos processos em tramitação e a chegada de
oito advogados para o quadro efetivo do órgão, entre outras vantagens,
agilizou o julgamento de recursos como os de infrações de trânsito.
DETRAN - PB
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