RÁDIO

terça-feira, 1 de abril de 2014

Hugo Motta cobra ações efetivas à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Com o objetivo de apresentar soluções que de fato atendam as demandas dos produtores rurais, não apenas com ações paliativas, o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB), presidente da Subcomissão da Seca, juntamente com o relator da Subcomissão deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA), esteve reunido com a coordenadora de relações institucionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Iris Mendes, para saber as principais dificuldades enfrentadas pela categoria em virtude da seca.

De acordo com Iris Mendes, o maior problema ainda tem sido o endividamento dos produtores rurais junto ao Banco do Nordeste. “O endividamento dos produtores rurais vem desde a década de noventa e há muitos casos em que a dívida já se tornou impagável. Com o saldo devedor, é natural que o banco não faça novos empréstimos e a impossibilidade de produzir, devido a grande seca, deixam os produtores sem nenhuma expectativa”, explicou.

Os parlamentares solicitaram um relatório com as principais reivindicações e as possíveis soluções que de fato sanem a problemática para que possam apresentar ao Governo Federal.

Hugo Motta afirmou que o assunto já foi discutido e bastante debatido e que agora é preciso apresentar ações concretas. “Não podemos mais ficar só discutido, temos que agir. Para isso, precisamos apresentar soluções que beneficiem quem mais sofre com a seca. Medidas paliativas não são suficientes. É preciso ter consciência que a seca já está inerente a realidade do Nordeste e por isso, são necessárias ações a médio e longo prazo”, ressaltou.

Como relator da subcomissão, Carlos Brandão disse que quer apresentar um relatório que não seja só mais um, mas que a partir dele seja possível ver mudanças significativas em toda região Nordeste.

Hugo Motta e Carlos Brandão deram entrada também em um requerimento solicitando informações da Ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, sobre o andamento e execução dos programas para construção de cisternas nos estados do Nordeste desde 2011, com o valor total empenhado e valor total liberado, lista de beneficiários e convenentes, além das metas cumpridas e a serem cumpridas pelo programa por estados e cidades


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...