RÁDIO

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Queda na conta de luz 'compensa' alta da gasolina, diz BC sobre inflação

O corte de 20% na conta de luz deve compensar, com folga, o peso da alta da gasolina sobre a inflação neste ano, segundo estimativas do Banco Central divulgadas por uma fonte do governo à agência de notícias Reuters.
As últimas projeções do BC sugerem que o corte de 20% nas tarifas de energia neste ano deve eliminar 1 ponto percentual da inflação em 2013, disse a fonte, sob condição de anonimato.
A instituição também antecipa que a esperada alta nos preços da gasolina deve ter um impacto de 0,3 ponto percentual na inflação neste ano, completou a fonte.
Essa previsão é baseada na autorização do governo para um aumento de cerca de 7% nos preços do combustível, acrescentou a fonte, dizendo que nenhuma decisão final deva ser anunciada até o começo de fevereiro.
Oficialmente, o BC ainda divulgou suas estimativas sobre os efeitos que o aumento dos combustíveis teria na inflação porque o governo ainda não tomou uma decisão a respeito.
A estimativa do BC sobre o efeito do corte na conta de luz sobre a inflação é quase o dobro das feitas por analistas do setor privado.  Uma autoridade do BC evitou fazer comentários sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...