RÁDIO

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Probabilidade de período chuvoso abaixo da média no sertão é de 40%

Previsão indica irregularidade de chuvas entre as regiões (Luciano Lellys)
Os meteorologistas do norte da região Nordeste voltaram a se reunir para verificar as condições climáticas e elaborar a previsão para o próximo trimestre. A reunião foi sediada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e contou com a participação de representantes de instituições como o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), via audioconferência.
Apesar das últimas chuvas que caíram no Estado, a previsão elaborada pelos técnicos nos últimos dois dias não é muito animadora para a produção agrícola. A previsão divulgada pela Emparn indica um período chuvoso abaixo do normal para o semiárido nordestino e de normal a acima do normal para o litoral. Em termos de percentuais, para o período de março a maio, a probabilidade de chuvas abaixo do normal é de 40%. Para o período chuvoso normal, a probabilidade é de 35%. Já para acima do normal, o percentual fica em 25%.
No entanto, a esperança para o homem do campo pode ser renovada, já que os especialistas chegaram à conclusão de que não existem sinais evidentes de que o Nordeste terá um período chuvoso normal ou não. Isso acontece porque os parâmetros observados como as águas dos oceanos Pacífico e Atlântico, as Zonas de Leste e a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) não são suficientes, no momento, para uma conclusão.
Segundo o relatório divulgado pela Emparn, os meteorologistas ressaltaram que algumas localidades poderão receber maior quantidade de chuvas do que outras, já que a região tem como característica a variabilidade espacial e temporal nos índices pluviométricos.
Os meteorologistas analisaram as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão sazonal. A próxima reunião de Análise Climática será realizada em Recife e coordenada pela Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), no mês de março.
Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...